top of page

Um tinto mais fresquinho

Quando cheguei no Brasil há uns 20

anos, ouvia muito as pessoas falarem de servir o tinto à temperatura ambiente. Ao longo dos anos, todos foram entendendo que esta teoria se aplica mais à Europa, ou seja, a temperatura de uns 18 graus, e não dos trópicos, leia-se 30 graus. Aos poucos, até para os mais leigos, essa história de temperatura virou motivo de piada.

Por outro lado, tenho ouvido muitos novos consumidores dizendo que gostam de tomar o tinto geladinho! Sim, para meu espanto, há gente que gosta de resfriar (bem) os tintos. Geralmente, os consumidores que gostam de insistir no erro me perguntam "qual o problema? Eu gosto assim!". Certo.

Provavelmente se eu só tivesse comido picanha fria na minha vida eu gostaria dela assim. E se a salada de alface só tivesse me sido servida murcha e morna, talvez eu não achasse ruim. Mas, quando comemos coisas na temperatura certa, elas ganham um brilho diferente. Há temperatura certa para comida, por que não seria assim para os vinhos?

E, por favor, esqueçam o mito da temperatura ambiente para os tintos. Nem dos trópicos nem da Europa. A temperatura do serviço do vinho vai variar conforme seu corpo, estrtura e estilo e estilo aromático.

Então hoje vou falar daqueles tintos que ficam legais se servidos mais frescos. Estamos falando de 12 - 14 graus centígrados. Não, por favor, gelados não. Nunca. Nenhum vinho, aliás. Nem brancos.

Basicamente, eles precisam ter corpo delicado, poucos taninos (pois ficam mais pronunciados com temperaturas baixas), boa acidez e pouco álcool. E, o melhor, é que sejam vinhos com aromas de frutas frescas, que ficam mais evidentes e brilhantes quando o vinho é servido fresco.

Algumas regiões de clima frio dão vinhos assim: Nova Zelândia, a costa Pacífica do Chile, a Patagônia, a região mais costeira da California, o vale do Loire, o Beaujolais, algumas zonas montanhosas da Itália, enfim, não faltam opções. Selecionei uns bem legais para vocês experimentarem.

Para acertar na temperatura, coloque o vinho na geladeira meia hora antes de servir. Se estiver muito calor, deixe-o num balde com muita água e 4, 5 pedrinhas de gelo, só para manter fresco, não gelado.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page